Blindagem Veicular
Blindagem Veicular

Blindagem Veicular

BLINDAGENS ESPECIAIS

blindagem Automotiva

A blindagem veicular é um daqueles inventos criados para uso militar que acabaram se transformando em produto de sucesso no meio civil. Sua ascensão se deu principalmente em regiões marcadas por conflitos, como o Oriente Médio e, mais recentemente, em países com altos níveis de violência urbana, como Colômbia, México e Brasil.



Com o aumento do número de blindadoras e, consequentemente, da produção de veículos de passeio blindados, em 1999 o Exército Brasileiro atualizou o Regulamento 105 (R-105) e incluiu esse tipo de produto como controlado, passando a exigir um Certificado de Registro (CR) das empresas do setor, como as fabricantes de vidros, mantas e aço balístico. Também fazem parte desse grupo armas de fogo, agentes químicos de guerra e explosivos, como a pólvora.



No ano seguinte, a fiscalização das empresas passou a ser de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública de cada Estado. Em São Paulo, a Polícia Civil passou a expedir uma licença anual para que fabricantes, montadoras, comerciantes e locadores de veículos de passeio blindados pudessem funcionar. Os proprietários desse tipo de veículo também tiveram de se enquadrar à nova legislação, que ficou bem mais rígida que a anterior.



A partir de 2001 ficou regulamentado o serviço de blindagem em carros de passeio até o nível III. Desde agosto de 2002, contudo, uma nova atualização nas regras limitou a blindagem de veículos de passeio ao nível III-A – o nível III passou a ser liberado apenas por meio de licença especial (confira os vários tipos no quadro abaixo).


Saiba Mais

Mais produtos desta categoria: